Cidades Rio Claro

BRK leva conhecimento sobre saneamento para mais de 1.700 pessoas em Rio Claro

Em março, concessionária realizou palestras para estudantes e idosos da cidade; além disso, recebeu visitas de estudantes na ETE Jardim Novo.

Por Redação

05/04/2024 às 08:46:02 - Atualizado há

Por meio do programa Olho Vivo, 1.611 alunos de Rio Claro foram orientados sobre a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado.?A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgoto do município, realiza em parceria com Secretaria de Educação e a empresa Planeta Azul, o programa Olho Vivo, que destaca como esse resíduo pode ser um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto.

Isso ocorre porque, ao ser descartado irregularmente nas pias, tanques ou vasos sanitários, o óleo tende a se solidificar e fixar nas tubulações, ficando retido em forma de gordura. Essa situação pode ocasionar sérios problemas, uma vez que a estrutura pública de esgotamento sanitário da cidade é dimensionada e construída com objetivo de coletar, afastar e tratar exclusivamente os efluentes domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.).

O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente, podendo até provocar a completa obstrução dos encanamentos, ou seja, o entupimento das redes e, consequentemente, o rompimento ou mesmo o retorno do material para os imóveis.

No total, foram realizadas 13 palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reciclado, sendo utilizado como matéria-prima em indústrias da região para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.

Por meio do projeto é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d"água e na rede de esgoto. Somente no mês de março, 589 litros de óleo foram coletados e destinados para a reciclagem.

A lista completa dos pontos está disponível no site da concessionária: https://www.brkambiental.com.br/rio-claro/coleta-de-oleo-1.

Ação Dia Mundial da Água
No Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a BRK realizou uma ação na escola municipal Victorino Machado, com o intuito de envolver toda a comunidade estudantil.

Os alunos do 1° e 2° anos receberam uma atividade lúdico-pedagógica na própria escola, que consistiu em uma "roda de conversa", seguida do Jogo "Corrida do Meio Ambiente", para que os pequenos pudessem assimilar sobre o tema.

Já os alunos do 3°, 4° e 5° anos realizaram visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, que consistiu em uma palestra inicial sobre o contexto relacionado à data comemorativa e o sistema de esgotamento sanitário. Em seguida foram feitas visitas ao laboratório (para visualização da biomassa granular e o aspecto visual do esgoto bruto e após receber tratamento) e à área operacional, para que pudessem conhecer todas as etapas do processo de tratamento realizadas na ETE.?

No total, 69 alunos do ensino fundamental da escola participaram das atividades.

Campanha "Lixo Zero na Rede"
Com o objetivo de conscientizar e orientar a população de Rio Claro quanto ao uso correto das redes de coleta de esgoto, a BRK realiza a ação de conscientização "Lixo Zero na Rede". A iniciativa conta com palestras em instituições de ensino, empresas e entidades assistenciais.

No mês de março foram realizadas palestras no "Centro Dia do Idoso "Padre Augusto Casagrande" com a participação de 32 idosos assistidos pela instituição, e na escola "Maria Peregrina" com a participação de 42 alunos do Jardim II ao 4° ano (ensino fundamental) na atividade.

Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Rio Claro é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais de esgoto. No ano passado foram recolhidas 322 toneladas de resíduos do sistema público de esgotamento sanitário da cidade.

Além dos resíduos sólidos (lixo), outro grande vilão para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário é a interligação incorreta, ou seja, a mistura indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto. Essa situação causa o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumenta a possibilidade de retorno de esgoto nas ruas e nos imóveis.

Quando a água da chuva é direcionada para a rede coletora de esgoto há o comprometimento do sistema de coleta, que não foi dimensionado para receber tal volume de carga.

Agendamento de palestras e visitas à ETE
O agendamento de palestras e visitas à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) pode ser feito por instituições de ensino público ou privado, empresas, entidades e associações do município que tiverem interesse. O serviço é gratuito e os interessados podem solicitar informações sobre o agendamento pelo e-mail: [email protected].

Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal